domingo, 28 de janeiro de 2007

FRANCISCO CÂNDIDO perfil completo


PERFIL CÂNDIDO
O jornalista cearense Francisco Cândido está em Roraima há 22 anos. Escolheu este Estado para viver e trabalhar, e tem demonstrado em seu afã um cidadão de boa índole e participado ativamente na conjuntura sócio-educacional de Boa Vista.
Tem grau superior em Educação Física pela Universidade do Amazonas e é Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Estado de Roraima, e ex-acadêmico de História na mesma Universidade. Dentre outros cursos, possui o de Técnico em Contabilidade, Técnico em Transações Imobiliária e Técnico em Assuntos Educacionais.
Depois de servir ao Exército como Oficial, ingressou na Radiobrás – Empresa Brasileira de Radiodifusão, veio assumir em Boa Vista a direção da Rádio Nacional AM e FM, do sistema RADIOBRÁS, empresa federal onde ele já havia exercido o cargo de gerente das emissoras: Rádio Nacional de São Gabriel da Cachoeira e Rádio Nacional de Tabatinga, ambas no Estado do Amazonas.
Na condição de 2º Tenente serviu no 24º Batalhão de Caçadores, no Maranhão e no 1º Batalhão de Engenharia de Construção, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Recebeu diversas comendas e medalhas, inclusive a da Defesa Civil, emitida pela Colômbia.
Da Marinha Brasileira, através do 4º Distrito Naval, foi agraciado com o título de ´´Amigo da Marinha``, pelos bons serviços prestados àquela unidade militar. Bem como recebeu título idêntico da Polícia Militar do Estado de Roraima.
Recebeu também diversos diplomas de Destaques do Ano, tanto de Prefeituras como também de Câmaras Municipais e de entidades civis nos municípios onde trabalhou.
Em Boa Vista, além de haver exercido os cargos de diretor da Rádio Nacional, da Rádio Difusora e diretor administrativo da Rádio Roraima, é atualmente locutor/Apresentador de um programa musical informativo de grande audiência.
Também trabalhou na gerência de apoio das Centrais Elétricas de Roraima-CER; no 4º Distrito Policial como escrivão de Polícia, e na INFRAERO em Boa Vista.
Foi Secretário de Turismo e Técnico em Assuntos Educacionais na Prefeitura Municipal de Boa Vista.
Na Câmara Municipal iniciou suas atividades ainda no ano de 1987, quando essa funcionava na Avenida Jaime Brasil. Trabalhou na Técnica Legislativa e no Cerimonial, e vem colaborando com os Vereadores na elaboração de Projetos e Indicações, o que lhe rende elogios pelo trabalho e dedicação.
Como Agente de Proteção à Infância e Juventude, está há 14 anos no Juizado do Menor, onde recebeu recentemente, através do Diário Oficial do Poder Judiciário, menção honrosa e elogios por parte da Meritíssima Juíza Doutora Graciete Soto Maior.
Na área da Educação, é professor federal. Ministrou aulas de Educação Física nas escolas: 31 de Março, Dom José Nepote, Nova Canaã e América Sarmento Ribeiro. Está há 06 anos na Escola Ulysses Guimarães, onde, no período noturno, ensina Geografia e História de Roraima.
Escreveu livros abordando os meios de comunicações em Roraima e a história da Imprensa Oficial deste Estado.
Palestrante sobre temas ligados à Rádio e Televisão, já fez diversas apresentações nas escolas e em cursos específicos.
Pesquisador sobre a história de Roraima, tem publicado semanalmente no jornal Folha de Boa Vista o quadro ´Minha Rua Fala``, bem como na Rádio Roraima, onde aborda a biografia de um personagem que denomina uma rua em Boa Vista. Por esse trabalho vem continuamente recebendo elogios dos leitores e ouvintes.
Na Assembléia Legislativa, como jornalista, recentemente escreveu sobre a biografia política de vários deputados estaduais para publicação na Internet, onde os dados podem ser acessados na página daquele Poder Legislativo.
Na Maçonaria é Mestre Maçom no Grau 29, e é o Secretário na Loja maçônica Sentinela de Paracaima nº 4, e é também Oficial e Grande Secretário de Relações Públicas e Publicidades da Grande Loja Maçônica de Roraima, que por sua vez, jurisdiciona 11 Lojas nos municípios deste Estado.
Aliada à essas atividades, ele é professor na Escola Ulisses Guimarães, no Bairro Silvio Botelho; radialista na Rádio Difusora Roraima, onde apresenta um programa aos sábados das 11h às 12h, e escreve uma coluna às sextas-feiras no Jornal Folha de Boa Vista, à página 11, com o título “Minha Rua Fala”. No período de 2005 -2006, foi diretor do Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Boa Vista, junto à presidência do vereador José Reinaldo Pereira da Silva (eleito deputado estadual). O jornalista Francisco Cândido foi agraciado pela Câmara Municipal de Boa Vista com o Título de “Cidadão Boa-Vistense”.
Telefone: 9963 – 8570 e 3626 - 0566

Nenhum comentário: