domingo, 28 de janeiro de 2007

05 DE OUTUBRO DIA DO ESTADO DE RORAIMA



5 de OUTUBRO
5 de Outubro é o 278º dia do ano no calendário gregoriano (279º em
anos bissextos). Faltam 87 para acabar o ano.
No dia 5 de outubro de 1988, o antigo Território Federal de Roraima, por força de uma Emenda à Constituição Federal – de autoria do senador Mozarildo Cavalcante, foi transformado no atual Estado de Roraima, conforme preceitua o Art. 14 das Leis Transitórias constantes na Constituição Federal. O primeiro governador do novo Estado foi o Brigadeiro Ottomar de Souza Pinto.
A data de 05 de Outubro está na perpétua memória do povo roraimense, haja vista que, após a promulgação da Constituição Federal e a transformação em Estado, toda uma infra-estrutura foi montada neste Estado. A partir dessa data tivemos pela primeira vez um governador eleito, os primeiros deputados e senadores, foram criados todos os órgãos públicos.
Se o Dia 13 de Setembro foi importante, porque marcou a criação do Território Federal do Rio Branco, o Dia 05 de Outubro é mais importante ainda, pois marca a criação do Estado de Roraima.
O Estado se compõe de 15 municípios. Roraima (monte verde) é um Estado brasileiro situado na Região Norte. A mais setentrional das Unidades da Federação tem como limites: Venezuela (N e NO), Guiana (L), Pará (SE) e, Amazonas (S e O). Ocupa uma área de 225.116,1km². A capital é Boa Vista. Suas cidades mais populosas são: Boa Vista, Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis. O relevo é bastante variado; junto às fronteiras da Venezuela e da Guiana ficam as serras de Parima e de Paracaima, onde se encontra o monte Roraima, com 2.875m de altitude.
Seus principais rios são: Branco, Uraricoera, Catrimani, Alalaú e Tacutu.
Seu clima é equatorial (N, S e O) e tropical (L).
A economia do Estado se baseia na agricultura, na pecuária e no extrativismo (madeira, ouro, diamantes, cassiterita).
História: As suas terras foram disputadas por luso-brasileiros, holandeses, espanhóis e ingleses, mas o povoamento só começou a ser estabelecido no século XVIII, após o sacrifício de grande número de indígenas.
A criação da freguesia de Nossa Senhora do Carmo, em 1858, transformada em município de Boa Vista em 1890, consolidou a organização local. A disputa pelas terras com a Inglaterra na fronteira guianense só terminou definitivamente em 1904, com a arbitragem do soberano italiano Vítor Manuel II, que tirou do Brasil trechos do território do Pirara, incorporado à Guiana Inglesa. Em 1943, com o desmembramento do município do Estado do Amazonas, foi criado o Território Federal de Rio Branco, que, em 1962, passou a denominar-se Roraima. Sua ocupação efetiva só ocorreu graças à descoberta de ouro e diamantes. Em 1988, foi transformado em Estado. Atualmente, destaca-se economicamente em Roraima a produção de soja.
Para que essa data seja perpetuada na história do nosso Estado, foi apresentado um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Boa Vista, de autoria do vereador (hoje deputado estadual) José Reinaldo Pereira da Silva, denominando um novo bairro, com o nome de Bairro 05 de Outubro – uma homenagem ao nascimento do nosso Estado.


________________________________
Francisco Cândido
Jornalista e Radialista Reg.060/DRT/RR

Nenhum comentário: